segunda-feira, dezembro 12, 2011

A LER

O facto deste livro ser prefaciado por Gian Antonio Stella, um dos autores do famoso "La Casta", obra que lamentavelmente ainda aguarda publicação em Portugal, já seria uma garantia de interesse e de qualidade.

O seu título constitui a porta de entrada para um mundo que não é de todo desconhecido dos portugueses e que teima em fazer parte do nosso quotidiano, como ainda agora o deputado Hélder Amaral e o prof. Marcelo Rebelo de Sousa sublinharam a propósito das nomeações dos novos administradores hospitalares. "Scurriculum - Viaggio nell'Italia della demeritocrazia" é, como se sublinhou no influente La Republica, um retrato impiedoso da "deméritocracia", isto é, de um "sistema que selecciona e promove cientifcamente uma classe dirigente de baixo perfil que não é funcional ao País mas ao partido".

Aliás, o interesse da obra é que tal que aquilo que Stella escreveu no prefácio teria plena aplicação em Portugal: "da noi vige un sistema, ignobile e suicida, che mortifica i più bravi costringendoli spesso a regalare la loro intelligenza ai Paesi stranieri e premia al contrario quanti hanno in tasca la tessera giusta o il telefono del deputato giusto" [tradução livre: "entre nós vigora um sistema, ignóbil e suicida, que mortifica os melhores, constrangendo-os muitas vezes a oferecer a sua inteligência aos países estrangeiros, e premeia, ao invés, os que têm no bolso o cartão adequado ou o número de telefone do deputado que interessa"]. 

Quem sabe se não era isto que o actual secretário de Estado da Juventude, Alexandre Mestre, tinha em mente quando convidou os jovens desempregados qualificados a saírem de Portugal? A partida dos mais capazes diminuiria as estatísticas do desemprego e facilitaria o aprofundamento da deméritocracia com a colocação dos mais medíocres que tivessem o cartão do PSD ou do CS/PP ou o telefone de um dos influentes ex-jotinhas que mandam no País.

Sem comentários:

Enviar um comentário