segunda-feira, junho 16, 2008

UM SENHOR

A entrevista que o Prof. André Gonçalves Pereira deu à Única é bem reveladora do espírito e da categoria do entrevistado. Sem rodeios, porque quem tem o seu estatuto já não corre o risco de ser inconveniente nem mal interpretado, em meia dúzia de palavras fez o diagnóstico dos males nacionais e apontou as razões para o nosso atávico atraso. Gostei de saber que no seu escritório os advogados têm de seguir "um código de vestuário e não contam nem com as sextas-feiras para relaxar". Infelizmente, há muita gente que não percebe isto. Nem outras coisas que ele diz. Sem prejuízo de recomendar a sua leitura, aqui ficam alguns excertos que eu assinaria por baixo:

"O país é pequeno, e é evidente que o conhecimento pessoal é importante. Nunca pedi a nenhum advogado que exercesse tráfico de influência, primeiro porque é um crime, segundo porque não gosto disso".

"Provavelmente, as razões pelas quais eu defendo que há incompatibilidade entre ser advogado e ser deputado não são as mesmas que as do bastonário. Ele receia que os deputados façam leis para atender aos clientes, mas eu não concordo. Acho é que deviam dedicar mais tempo à advocacia".

"A Justiça, e muito bem, é independente, como não o era no Antigo Regime, sobretudo em questões políticas. O problema é que a qualidade da Justiça baixou. O que me preocupa não é tanto a morosidade mas a qualidade dos nossos juízes".

"A classe política baixou ainda muito mais do que as outras classes. É hoje péssima".

Sem comentários:

Enviar um comentário