terça-feira, dezembro 12, 2006

DE LUVA BRANCA


Mas não foi só em Portugal que aconteceram coisas. Ou, como dizia o poeta, que o mundo pulou e avançou como bola colorida entre as mãos de uma criança. Em Macau, foi detido e exonerado o secretário para os Transportes e Obras Públicas do Governo de Macau. Ao Man Long foi engavetado com mais uma dezena de pessoas, incluindo um irmão e uma cunhada e mais uma série de gente ligada às obras públicas, com funções de responsabilidade. Bastaram 150 horas e uma denúncia para a investigação apresentar resultados. Num dia o secretário apresentava as linhas de acção governativa na Assembleia Legislativa, no outro era detido. Entre outras coisas, as autoridades apanharam-lhe mais de cem mil patacas e dólares de Hong Kong numa gaveta, títulos diversos e com a colaboração da poderosa autoridade de luta anti-corrupção de Hong Kong conseguiram chegar a diversas contas bancárias, imóveis e sociedades ligadas ao ex-governante. Dizem os jornais que nalgumas das suas contas até foram depositados cheques dos casinos de Macau. O seu advogado, o ex-juiz desembargador Mendonça de Freitas, que foi também director da Polícia Judiciária de Macau e Alto Comissário Contra a Corrupção e a Ilegalidade Administrativa no tempo da anterior adminsitração, queixou-se da exposição pública do caso. Fica-lhe bem.

Mas ao dar este sinal, a Região Administrativa Especial de Macau demonstra não estar disposta a pactuar com o espírito e a atitude contemporizadora da antiga Administração portuguesa em matéria de corrupção. Durante décadas, em especial entre 1989 e 1999, Portugal foi incapaz de fazer aquilo que o avolumar e adensar de múltiplas e públicas suspeitas exigiam. Dessa forma se minou aos olhos dos chineses a imagem, a credibilidade e a reputação de Portugal, dos governantes portugueses e da trabalhadora comunidade portuguesa de Macau.

Agora, a RAEM em vez de fugir do problema encarou-o de frente. A China sabe que décadas de laxismo, nepotismo e peculato só serviram para institucionalizar práticas corruptivas no território e desvirtuar alguns costumes chineses.

Edmund Ho continua a dar cartas e depois do caso da Fundação Jorge Álvares esta é mais uma bofetada de luva branca que vai inteirinha para Jorge Sampaio, para o general Rocha Vieira e para antiga potência administrante. Há lições que tardam mas acabam por chegar. Pena é que quem devia não o tivesse visto a tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário