quarta-feira, maio 19, 2010

UMA MONARQUIA EM CHAMAS


A imagem divulgada pela Reuters da capital da Tailândia em chamas diz tudo sobre o papel desempenhado por algumas monarquias nos tempos modernos. A crise que dura há meses e se arrasta numa espiral interminável de violência, ilustra bem a dificuldade que há em pôr termo à loucura que tomou conta das ruas.
A Tailândia está há muitos anos na mãos de generais e de elites ocidentalizadas. A corrupção há muito que é conhecida. O seu povo venera o Rei, mas ciclicamente lá vêm os tanques para a rua.
É a prova, se é que ainda seria necessária, de que a violência tanto atinge repúblicas como monarquias e que estas não são garantia de estabilidade, paz e progresso. Há boas e más repúblicas como há boas e más monarquias e não é a natureza republicana ou monárquica do Estado que faz a diferença. São os homens e as regras.
Se a Tailândia fosse hoje uma república não faltariam por cá os nossos monárquicos, que se especializaram em acções de "palhaçada urbana", para apontarem o dedo à desgraça dos tailandeses. Como é uma monarquia mantêm-se silenciosos, certamente à espera que tudo volte à normalidade. Nem que seja à lei da bala e muitos mortos depois.