sexta-feira, maio 14, 2010

PARTIU UM CIDADÃO

Um dia, em 1982, numa oral de Finanças Públicas, quando me sentei diante dele para prestar provas, olhou para mim, leu o meu nome e disse-me: "De que é que hoje quer falar? Podemos falar sobre tudo menos sobre inflação. Sobre isso já discutimos o suficiente". É claro que depois falámos de muitas outras coisas, tudo correu normalmente e eu sempre recordei a sua memória prodigiosa.
Meses antes tivéramos uma acalorada discussão sobre um trabalho meu. O tema era a inflação e nessa altura eu tinha sido severamente criticado pelas posições que então defendi e que em tudo contrariavam aquilo que ele pensava sobre o assunto.
Numa escola onde ter posições diferentes das dos mestres era muitas vezes meio caminho andado para o chumbo, ele foi um dos poucos que foi capaz de marcar de forma decisiva os meus anos de faculdade. Não só pelo modo como tratava com os alunos, mas em especial pela forma como com eles discutia e os obrigava a defenderem e justificarem as suas próprias posições. Ele obrigava-nos a pensar e mesmo quando discordava era capaz de reconhecer a autonomia do pensamento e a liberdade criativa onde ela existia e merecia ser incentivada. Depois, é evidente que era também preciso saber da matéria, senão nada feito. Não era um daqueles que se deixava enganar com meia dúzia de balelas inconsequentes e coladas com cuspo. Por isso havia quem entre os alunos não gostasse dele. Ele não tolerava a incompetência, nem a falta de honestidade e de rigor intelectual.
Quando esta manhã, ainda meio ensonado, acordei para a triste notícia do seu falecimento, tive alguma dificuldade em acreditar que não voltaria a ouvi-lo, nem a ler novos escritos.
Ainda há dias pensara nele quando o Governo anunciara a tributação retroactiva das mais-valias e estranhava ainda não ter ouvido nenhum comentário dele sobre o assunto. O regime de tributação das mais-valias era mais um dos seus projectos de investigação que ficou a meio.
Hoje, infelizmente, percebi a razão para o silêncio, confirmada há pouco depois de passar pela sua página na Internet.
Morreu José Luís Saldanha Sanches.
Ele, que era pouco dado a lamechices e muito virado para o lado prático das coisas, certamente que encararia este dia como apenas mais um. Eu é que não ficaria de bem com a minha consciência se não deixasse aqui ficar umas breves linhas.
Por muitos que sejam os manuais, as folhas escritas e as palavras gravadas sobre as matérias que ele gostava de tratar e de investigar, mais dia menos dia, com a velocidade de produção legislativa deste país, tudo isso ficará desactualizado.
Porém, há uma coisa que nunca ficará desactualizada nem mudará por mais anos que passem: o exemplo. O exemplo de um homem simples, interessado, senhor de um humor de rara inteligência, de uma extraordinária lucidez e de uma verticalidade e coragem à prova de bala.
O país pode ter perdido um ilustre jurisconsulto, um notável pedagogo e um emérito fiscalista. Não deixará de haver por aí quem tenha capacidade e conhecimentos e esteja disponível para ocupar esse lugar e continuar a notável lição do mestre.
Mas os portugueses, esses, perderam um dos seus. Os portugueses perderam um cidadão. Um dos melhores. E isto é que é dramático. Num país onde são cada vez menos os cidadãos e mais os homens-massa, não há nada nem ninguém que possa fazer esquecê-lo.

[também no Delito de Opinião]