terça-feira, janeiro 13, 2009

A COMISSAO DA CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA

Hoje recebi este e-mail:

"Bom dia:
Encontro-me presentemente a fazer certificação energética de imóveis.
Em anexo junto tabela de preços, consoante o tipo de imóvel.
O ficheiro tem 3 folhas: uma com as comissões, outra PVP incluindo comissões e outra PVP apenas com os meus honorários.
Tomei a liberdade de incluir uma comissão de 25% para si. Caso prescinda dela, poderá aplicar a tabela apenas com os meus honorários aos seus clientes.
Refira-se que consigo garantir um prazo de entrega do certificado energético definitivo de 5 dias úteis
."

Em "A Corrupção e os Portugueses - atitudes, práticas, valores" (Luís de Sousa, João Triães, Editor Rui Costa Pinto, Outubro de 2008), escreveu-se que "os portugueses são muito tolerantes em relação a uma série de práticas não reguladas ou de difícil regulação, nomeadamente, conflitos de interesses, 'cunhas', 'amiguismos', favorecimentos, patrocinato político, etc." E um pouco mais adiante que "a cultura de corrupção é um problema e uma realidade da sociedade portuguesa. Todavia, este problema resulta mais da demissão, ancorada na legalidade, dos juízos morais e éticos dos cidadãos, do que das características do regime democrático"

Depois de ler aquele e-mail que me enviaram perguntei quantos mais não virão, e quantos não aceitarão, com a crise que por aí grassa, tão indecente comissão? Esta gente pode não ter a noção do que é um advogado, mas quando o disparate ganha acolhimento comunitário e é transposto para a legislação interna, o resultado só pode ser este. Desta forma tão simples, de uma penada, a UE e o Governo contribuem para que se lixe a democracia, se eternize o actual estado de coisas e se mande a cidadania às malvas. Este país assim não vai lá.