sexta-feira, janeiro 26, 2007

MEGALOMANIA REGIONALISTA, COMPADRIO NACIONAL

Luís Filipe Menezes deu ontem uma entrevista à Sábado. Por ela ficámos uma vez mais a saber das suas pretensões à liderança do PSD.

Entretanto, O Primeiro de Janeiro deu conta da criação da "Agência Municipal de Captação de Investimento para Vila Nova Gaia". Só o nome diz tudo.

Sabendo-se que o PSD é, para além de maior partido da oposição, um partido que tem extrema dificuldade em conviver com a ausência de poder e aquele em que os regionalismos bacocos são mais exacerbados, em que as clientelas são mais inseguras, e as lideranças mais populistas - com excepção do PP de Manuel Monteiro e do CDS de Paulo Portas -, não deixa de ser curiosa a associação entre Menezes e Martins da Cruz.

O primeiro com sede de protagonismo, a ver se consegue reeditar o pior do santanismo, o segundo à procura de holofotes que lhe dêem alguma atenção e façam esquecer o desastre que foi a sua passagem pelo MNE e a forma pouco elevada como acabou por sair pela porta dos fundos. Não tenho dúvidas de que o balão de Gaia vai começar a crescer. Menezes conta já com os apoios de Braga e de Faro. O clientelismo fará o resto. Vamos aguardar para saber até onde irá mais esta vaga populista. Mas até lá convém ler a notícia d' O Primeiro de Janeiro.

"Martins da Cruz preside à agência AMIGaia.


O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Martins da Cruz, vai presidir à AMIGaia -Agência Municipal de Captação de Investimento para Vila Nova de Gaia, revelou ontem Luís Filipe Menezes, justificando a escolha com o prestígio internacional do embaixador.O autarca adiantou que Martins da Cruz foi escolhido numa “lógica de diplomacia económica” e deverá tomar posse na próxima semana. “O embaixador Martins da Cruz tem um naipe de contactos internacionais muito significativos”, frisou Menezes, referindo que os contactos com empresários internacionais são muito importantes na política que pretende colocar Gaia à frente da Área Metropolitana e mesmo do País, em termos económicos. Uma vez que “o dinheiro não cai do céu”, a Câmara de Gaia tem já agendadas sessões de apresentação das potencialidades do concelho em S. Paulo, Pamplona, Paris e Moscovo. Luís Filipe Menezes revelou que ainda que no próximo dia 19 será apresentado um projecto de 150 milhões de euros a desenvolver durante seis anos pelo Grupo Caixanova, que detém as Caves Calém e inúmeros imóveis no centro Histórico de Gaia. Uma vez que muitos investimentos avultados estão previstos para a zona, o futuro presidente da AMIGaia terá que se entender com o presidente da SRU CidadeGaia, que será presidida por Luís Filipe Menezes. O engenheiro Fernando Perpétua integrará as administrações das duas instituições municipais e será um dos elos de ligação. Além do Centro Histórico, Martins da Cruz terá como função captar investidores para os parques empresariais que serão instalados em de S. Félix da Marinha, Sandim e Brandariz-Perosinho. L.P."

Sem comentários:

Enviar um comentário