quarta-feira, abril 07, 2010

COMEÇAR A PAGAR

Para quem ainda, praticamente, não deu sinal de liderança e tem um congresso pela frente dentro de alguns dias, não deixa de ser curiosa a rápida resposta de Passos Coelho ao convite do deputado Mendes Bota.
Marcar a diferença em relação à liderança anterior é evidentemente importante, tanto mais que a senhora que está de saída não pôs os pés em tão afamada e suarenta festarola. Que isso seja feito neste momento com tamanha prontidão aparenta ser mais de bombeiro do que de líder.
Confesso que tenho muita dificuldade em alcançar como pretende impor-se um líder cujo primeiro acto de liderança, anunciado aos quatro ventos, é garantir a presença no "evento mais carismático e tradicional do PSD no continente de Portugal", como afirma exuberante e palavroso o magnânimo chefe do PSD/Algarve, certamente para gáudio do meu amigo João Carvalho que com esta notícia poderá "rever em alta" as suas perspectivas para o Verão.
Desde Weber que eu sabia da existência de líderes carismáticos. Pela confirmação da aceitação do convite ficamos a saber que o carisma é extensivo a eventos no "continente de Portugal", o que por si só dá uma ideia da incontinência que aí vem.
Dirão alguns que com a chuva que caiu as barragens algarvias estão cheias e que se trata de uma antecipação da silly season. Eu penso que não.
Sabendo dos resultados de Passos Coelho no Algarve, e dos apoios que cada um dos candidatos tinha na região, não custa perceber por onde é que passa o rumo da nova liderança.
Como pôde comprovar Aguiar Branco pelos resultados alcançados, nem sempre o que parece é, e há passeatas, como a que ele fez no Verão passado à Quarteira, que de tão "carismáticas" se podem transformar rapidamente em "asnáticas".
A falta de controlo da verborreia dos acólitos regionalistas poderá não ser um primeiro sinal do carisma que aí vem. Porém, é uma certeza quanto ao local por onde vai começar a ser paga a factura das laranjas.