segunda-feira, julho 02, 2007

AINDA OS VAMOS VER A LUTAR PELA SUBIDA!

FC Porto: Investigação do SEF pode resultar em expulsões
"A investigação aos processos de legalização de jogadores do FC Porto está a ser conduzida pelo SEF/Braga e pode resultar em processos de expulsão do país, disse hoje à Lusa fonte judicial.
Segundo a fonte, a investigação envolve atletas das equipas de futebol, andebol e basquetebol.
Além da suposta prática dos crimes de auxílio à imigração e permanência ilegal de estrangeiros, falsificação de documento, falsas declarações, corrupção para acto lícito ou ilícito, a investigação pode culminar na expulsão dos jogadores do país por permanência ilegal.
Tal não será caso inédito em Portugal, pois o SEF decidiu expulsar, em 2006, o jogador coreano do Sporting de Braga, Kim, por permanência ilegal, só não tendo a decisão ter sido executada porque o atleta foi, entretanto, vendido para o estrangeiro.
Segundo a fonte, o inquérito nasceu da investigação feita pelo SEF a um alegado esquema de legalização ilegal de imigrantes, que envolve uma advogada de Barcelos, um inspector e um funcionário do SEF.
Os processos dos atletas, entre os quais se contam o ex-portista Anderson, mas também, Lisandro Lopez, Lucho González, Bruno Moraes, Ibson, Leandro do Bomfim e Cláudio Pitbull, foram apreendidos pelo SEF em busca efectuada às instalações do FC Porto.
O alegado «facilitismo» na legalização de jogadores tem como principal suspeito o funcionário José Alberto Bessa que se encontra preso preventivamente à ordem do processo da advogada barcelense.
Segundo a fonte, o recurso a processos irregulares na legalização de atletas estrangeiros prende-se com o facto de a lei portuguesa exigir que, quando assinam contrato de trabalho, obtenham o visto de residência no país de origem, o que nem sempre é feito, «porque não dá jeito nenhum ter de regressar ao Brasil ou à Argentina».
A fonte frisou que, caso a investigação conduza a expulsões por permanência irregular, os restantes clubes podem invocar os regulamentos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para pedir que sejam considerados mal inscritos nas provas em que participaram.
Para além da concessão irregular de autorizações de residência, o SEF está a investigar a autenticidade de outros documentos, como é o caso dos passaportes europeus de jogadores argentinos.
Na investigação, está em causa uma alegada aceitação por parte de funcionários do SEF de prendas do F. C. Porto, como camisolas de futebolistas e bilhetes para jogos.
A investigação envolve a entrada e permanência em Portugal do brasileiro Anderson, no início de 2006, com base num contrato de trabalho fictício apresentado pela sua mãe como cozinheira num restaurante do Porto.
À data o atleta era ainda menor de idade e tinha de ser legalmente representado pela progenitora
".

Diário Digital / Lusa
02-07-2007 11:05:00

Sem comentários:

Enviar um comentário