sexta-feira, dezembro 01, 2006

PROPOSTAS INDECENTES

O Expresso revela hoje que o presidente da concelhia de Lisboa do Partido Socialista e líder deste partido na Assembleia Municipal, pretende reeditar a coligação com o Partido Comunista nas próximas eleições autárquicas. E quer ainda que o Bloco de Esquerda participe nessa mesma coligação.

Do senhor Miguel Coelho só lhe conheço o patusco penteado e meia dúzia de declarações, algumas das quais inoportunas. Não tenho nada contra. Também não tenho nada a favor. Mas custa-me perceber a lógica deste tipo de coligações.

Lisboa tem sido um manancial de erros para o Partido Socialista depois da saída de Jorge Sampaio e do consulado de João Soares. Decisões politicamente inoportunas, erros de estratégia de bradar aos céus, candidatos que têm sido um desastre, listas cozinhadas entre os maiorais do partido. Eleições sucessivamente perdidas para fantasmas que andam por aí. Depois veio um desastre chamado Carrilho, com a petulância elevada à condição divina, e uma campanha medíocre. Seguiu-se mais recentemente o edificante episódio Gaioso...


Há casamentos que não são aceitáveis para as pessoas decentes. Nem mesmo de conveniência, porque também há conveniências inaceitáveis. Se Miguel Coelho pretende enterrar de vez o PS em Lisboa é avançar rapidamente para a coligação. Quanto mais cedo melhor. Essa é a única forma dos eleitores ficaram definitivamente esclarecidos sobre o grau de aselhice da concelhia de Lisboa. No mesmo momento em que o PCP é severamente criticado pelas suas atitudes – absolutamente normais no partido que é – em relação à forma como gere a sua bancada parlamentar, descartando-se da sua tralha e escorraçando os servos que lhe prestaram relevantes serviços, a pretexto de uma renovação, não de mentalidades ou de atitudes mas para colocação de servos mais jovens, o que se faz zombando do sistema parlamentar e da representação proporcional, eis que surge Miguel Coelho a querer reeditar a asneira. A asneira é como a mentira. Por muitas vezes que se repita não deixa de ser asneira. E Lisboa já o demonstrou por mais do que uma vez.

Quando será que o PS vai perceber que perdeu a Câmara de Lisboa, não por não estar coligado com o PCP, mas apenas por incompetência nas escolhas, por notória falta de perfil dos candidatos, por uma má condução da campanha e, em especial, por querer submeter a vontade dos seus eleitores aos terratenentes do aparelho lisboeta do PS?

Sem comentários:

Enviar um comentário